terça-feira, 24 de novembro de 2020

A série 8- Guerreiros e guerreiras do campo: Mais alimentos saudáveis na mesa da família

“Eu me sinto muito bem plantando, em estar no meio do verde, e só consegui fazer o plantio depois da cisterna. Antes não tinha água, e não tinha informação para planejar o plantio da horta. Já plantei cebolinha, cenoura, beterraba foi muitas verduras para o consumo da família e vendi na comunidade. Quero continuar plantando, porque tenho alimentos saudáveis e me sinto feliz”, disse a agricultora, Rosenilda Silva Lima da comunidade Camoxinga em Santana do Ipanema-Al.
Ao redor da cisterna a família diversifica a produção e cultiva a macaxeira, batata-doce, couve, coentro, alface, cebolinha, salsa, cenoura, erva-cidreira, terramicina, capim-santo, hortelã, alecrim, aranto, ciguleira. Também mantém a criação de galinhas e frutíferas, a exemplo, o umbuzeiro, a goiabeira, coqueiro, acerola, jaqueira, laranjeira, limoeiro, maracujá, mamoeiro.
Em 2018, a agricultora participou do processo de formação do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), conquistou a cisterna enxurrada e o caráter produtivo, para fortalecer o desenvolvimento do agroecossistema. Atualmente, participa da terceira etapa do Programa, para fortalecer a produção e a comercialização do excedente (sobra da produção).
O P1+2 é uma ação da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e executado pelo Cdecma.
Ascom Cdecma

Nenhum comentário:

Postar um comentário