sábado, 21 de novembro de 2020

A série 7 - Guerreiros e guerreiras do campo: P1+2 promove mais segurança alimentar e nutricional

“A gente não plantava verduras para comer, porque não tinha água e nem tinha como cercar a área de plantio. Antes a gente ia buscar água salgada nos poços da comunidade, mesmo assim trazia para os gastos da casa e para os animais, mas não dava para regar as plantas. Agora tenho água para as hortaliças, frutífera e para os animais”, disse a agricultora Maria dos Prazeres dos Santos.
O esposo da agricultora, Genildo Cabral Santos, ressaltou: “Era muito difícil conseguir água. Com o Programa a vida da gente mudou. É possível plantar as verduras para o consumo, e às vezes vendo na comunidade, e ainda tenho a criação de galinhas”.
Próximo à cisterna enxurrada, o casal cultiva alface, abóbora, couve, coentro, cebolinha, pimenta, pimentão, quiabo, tomate, mamoeiro, limoeiro e a diversidade de ervas medicinais.
O casal, junto com os filhos vive na comunidade Camoxinga em Santana do Ipanema/AL. No período de 2018 a 2019, a família conquistou o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), e em 2020, participa da terceira etapa do Programa, para fortalecer a comercialização do excedente da produção.
Através do Programa foi implementado na propriedade da família a cisterna enxurrada. Também, conquistou o caráter produtivo fomento, que possibilitou a compra de infraestrutura para fortalecer o desenvolvimento do agroecossistema.
O P1+2 é uma ação da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e executado pelo Cdecma.
Ascom Cdecma

Nenhum comentário:

Postar um comentário