quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

A série 10 - Guerreiros e guerreiras do campo: Agricultora tem mais segurança alimentar e nutricional com o P1+2

“Só consegui aumentar o plantio e manter no verão depois do P1+2. De tudo planto um pouco para o consumo e vendo na comunidade. Antes da cisterna eu e o meu esposo ia buscar água nas barragens, quando a água acabava, a gente escavava no riacho, que minava para pegar a água. A gente ia buscar água no carro de boi, demorava uma hora e meia para ir. Agora nossa vida mudou, agradeço a Deus e ao Programa”, disse a agricultora Lucineia da Conceição Ferreira Silva Rodrigues da comunidade Caracol em Santana do Ipanema-Al.
Ao redor de casa cultiva alface, cenoura, beterraba, tomate, couve, coentro, cebolinha, pimenta, pimentão, macaxeira, inhame, feijões de corda e andu, fava, palma. Mantém o cultivo de bananeira, mangueira, coqueiro ouricuri, jaqueira, pinheira, acerola, mamoeiro, maracujá, goiabeira, abacaxi, limoeiro diversidade de ervas medicinais e a criação de aves e ovinos.
Desde 2018 que a família conquistou o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Através do Programa foi implementada a cisterna calçadão com capacidade de 52 mil litros de água, o caráter produtivo fomento, e participou do processo de formação para produção com qualidade e Convivência no Semiárido. Atualmente, participa da terceira etapa do Programa, para fortalecer a produção e a comercialização do excedente (sobra da produção).
O P1+2 é uma ação da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e executado pelo Cdecma.
Ascom Cdecma

Nenhum comentário:

Postar um comentário