quarta-feira, 11 de novembro de 2020

A série 4 Guerreiros e guerreiras do campo: Diversidade produtiva no quintal

“A vida da minha família mudou com o P1+2, antes a gente não podia fazer a horta, porque não tinha a água e não tinha as informações que aprendemos nas reuniões. Agora, tudo que a gente consegue produzir não compra na feira. São alimentos saudáveis que a gente consome e vende”, disse a agricultora Marluce Silva dos Santos.
Mesmo na pandemia, o cultivo dos alimentos ao redor de casa continuou. A garantia de poder produzir para o consumo da família e comercializar o excedente (sobra da produção) foi possível com a conquista do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). A família de Marluce vive na comunidade Puxinanã em Santana do Ipanema/AL.
Ao redor de casa o casal de agricultores mantém o cultivo de alho, cebolinha, alface, coentro, couve, tomate, pimentão, macaxeira, ervas medicinais, maracujá, mamão, bananeira, coqueiro, acerola, laranja, goiabeira, ciriguela, cajueiro, mangueira. E a criação de galinhas e ovelhas. A produção é para o consumo e o excedente vende na comunidade e faz entregas para dois agricultores que vendem na feira.
Através do Programa a família conquistou a cisterna, infraestrutura e o processo de formação, realizado com as capacitações e intercâmbios, em 218. O P1+2 é um ação da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e executado pelo Cdecma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário