
quarta-feira, 27 de dezembro de 2017
domingo, 24 de dezembro de 2017
Saúde e Paz
sexta-feira, 22 de dezembro de 2017
Consea analisa Segurança alimentar de Alagoas


terça-feira, 19 de dezembro de 2017
Uma outra economia é possível



segunda-feira, 11 de dezembro de 2017
Compartilhando o saber


quarta-feira, 6 de dezembro de 2017
O encontro de fortalecimento da agricultura familiar

terça-feira, 28 de novembro de 2017
Semiárido Alagoano realiza encontro de convivência
A Articulação Semiárido Alagoano (ASA) realizará o 16º Encontro Estadual (ENEASA) com agricultores, agricultoras, técnicos e convidados da região do Alto e Médio Sertão, Agreste, Bacia Leiteira e de outras regiões do Estado e de Sergipe. O ENEASA destaca a temática: “Do combate à seca a Convivência com o Semiárido: ASA Alagoas e a mudança de paradigma”. O Encontro ocorrerá nos dias 30 de novembro a 2 de dezembro de 2017, no Centro Bíblico em Santana do Ipanema-AL.
Na conjuntura em que vive o país com perdas de direitos da sociedade trabalhadora e com cortes drásticos nas políticas públicas para agricultura familiar, a ASA enfrenta um grande desafio de lutar pela Convivência no Semiárido. A exemplo, da caatinga o povo resiste, e nesse encontro será discutido questões relacionadas ao avanço da desertificação no Semiárido alagoano, as mudanças climáticas e as ações de convivência na região.
Também será celebrada a conquista da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) através do Programa de Cisternas, que foi reconhecido como a segunda iniciativa mais importante do mundo no combate à desertificação. O reconhecimento vem do Prêmio Política para o Futuro 2017 na 13º Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas (UNCCD), que aconteceu em Ordos, na China de 6 a 16 de setembro de 2017.
Assim, o Encontro que é realizado a cada ano, com o objetivo de avaliar as ações da ASA, compartilhar saberes e sabores traz em sua programação as temáticas para reflexão e as ações de convivência.
Elessandra Araújo

sábado, 25 de novembro de 2017
Um novo olhar sobre a caatinga



quinta-feira, 9 de novembro de 2017
Rede Semiárido
sexta-feira, 27 de outubro de 2017
Pesquisa fortalecerá a implementação de barragem subterrânea
terça-feira, 24 de outubro de 2017
Cdecma presente na comunidade Açude
quarta-feira, 18 de outubro de 2017
Mulheres que produzem
quarta-feira, 11 de outubro de 2017
Catingueiros em defesa da caatinga


quinta-feira, 5 de outubro de 2017
Pela vida do Velho Chico



terça-feira, 3 de outubro de 2017
Celebração da vida no meio da caatinga
quinta-feira, 28 de setembro de 2017
Produção agroecológica no Semiárido alagoano
Assistência para produção Em parceria com o Instituto Federal (IFAL) Campus Santana do Ipanema, o Cdecma apoia bolsista para contribuir com o fortalecimento da produção do agricultor Francisco de Assis. Porém, a assistência técnica que compete o poder público realizar, deveria está presente na vida de todos os agricultores e agricultoras, mas o município não conta com a assistência técnica. Apesar de ser um direito garantido na Constituição Federal de 1988 e na Lei Agrícola de 1991, que determinam os serviços de ATER pública e gratuita para os pequenos agricultores, a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) vem sendo sucateada nas três esferas de governos federal, estadual e municipal. E com o desmoronamento das politicas públicas, a agricultura familiar enfrenta os desafios para produzir alimento de qualidade, conquistar a soberania alimentar e viver no campo. Elessandra Araújo
sexta-feira, 22 de setembro de 2017
No caminho dos desafios
quinta-feira, 21 de setembro de 2017
Experiência agroecológica com sementes crioulas



sexta-feira, 15 de setembro de 2017
Os bons resultados da chuva
quinta-feira, 14 de setembro de 2017
Como é grande a misericórdia de Deus.
No período de 2012 até as duas primeiras semanas do mês de abril de 2017 vi o sofrimento da agricultora e do agricultor para continuar no campo, devido à seca. Vi as barragens e os rios temporários secos. Vi o sofrimento dos animais pelas dificuldades das famílias para conseguirem água e alimento. Mas, a misericórdia de Deus é muito grande e a chuva trouxe o verde para o sertão. Por isso, podemos dizer é no Semiárido que a vida pulsa! É no Semiárido que o povo resiste!
Também podemos dizer: Deus é amor. Vejam o verde da paisagem da serra Caiçara em Maravilha. ´Esse verde está presente em outras áreas do sertão alagoano.
Elessandra Araújo


sexta-feira, 8 de setembro de 2017
União na colheita de sementes da resistência



segunda-feira, 4 de setembro de 2017
Limites da política de compra e distribuição de sementes em Alagoas


Assinar:
Postagens (Atom)