Ações

As ações do CDECMA têm o objetivo de promover a convivência no semiárido buscando a mobilização, articulação informação e formação para o desenvolvimento da agricultura familiar. Nesse contexto são realizadas atividades que visam o desenvolviemnto sócioambiental.

·          Formação para o fortalecimento e desenvolvimento do Fórum Territorial de Economia Solidária do Território do Médio Sertão de Alagoas


·         Parceria com a A COOPERATIVA DE PEQUENOS PRODUTORES AGRICOLAS DOS BANCOS COMUNITÁRIOS DE SEMENTES (COPPABACS) para o desenvolvimento dos programas Um Milhão de Cisterna (P1MC), Implantação e Fortalecimento de Bancos Comunitários de Sementes no Semiárido Alagoano (semente da resistência), compra e distribuição de sementes via CONAB e divulgação junto aos agricultores (as) familiares das Leis de Sementes e Políticas públicas direcionado para agricultura familiar.

·         Parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para desenvolvimento do Projeto ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE DE POPULAÇÕES ALAGOANAS E SELEÇÃO MASSAL ESTRATIFICADA EM UMA POPULAÇÃO CRIOULA DE MILHO (Zea mays L.) NO MÉDIO SERTÃO DO ESTADO DE ALAGOAS), no município de São José da Tapera em Alagoas.

·         Mobilização junto às entidades que integram a Articulação do Semiárido para o desenvolvimento de Assistência Técnica nos territórios do Médio e Alto Sertão de Alagoas. (De acordo com o resultado do edital em anexo do Ministério do Desenvolvimento Agrário).

·         Participação da Comissão Nacional de Combate a Desertificação.

·         Participação no Grupo de Trabalho de agroecologia da Articulação do Semiárido de Alagoas (ASA/AL).

·         Membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

·         Parceria com o Estado para mobilização e implantação de Bancos Comunitários de Sementes nos municípios que integram o território do médio sertão.

·         Curso de formação para conservação do Bioma Caatinga.

·         Formação em Fé e Política

·         Informação para conservação da Bacia do Rio São Francisco.

·         Organização de Feiras da Agricultura Familiar e Artesanato Solidário.