quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Pela vida do Velho Chico

Integrantes da Articulação do Baixo São Francisco celebraram o dia de São Francisco e chamaram a atenção da população para a situação de degradação do Velho Chico. Em Propriá-SE a população ribeirinha fez caminhada nas ruas da cidade em louvor a São Francisco de Assis e em defesa do rio, que no dia 04 de outubro completou 516 anos de descoberta.
Na cidade de Penedo os pescadores e representantes de movimentos sociais realizaram um ATO com apresentações pela vida do rio São Francisco. A representante da ONG Movimento Ecológico Filhos do velho Chico - O Pirá, Benalva dos Santos Lima, destacou alguns impactos negativos na vida do rio e da população: “O rio está muito assoreado e a água está ficando salina em boa parte das cidades de Piaçabuçu, de Brejo Grande e parte da Ilha das Flores. Os pescadores já não vivem da pesca e o peixe está escasso. Estão pescando siri na região. Também as lanchas e balsas estão com dificuldade na navegação. Alguns pescadores não recebem o seguro defeso de 2016 e não estão sendo confeccionadas novas carteiras para pescadores”.
Para Divaneide Souza da Articulação do Baixo São Francisco o impacto no rio é devastador e implica na vida da população “Com a diminuição do volume de água do rio, a sobrevivência dos ribeirinhos que vivem da pesca se torna impossível”, disse.
Já o missionário do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Zennus Dinys Feitosa dos Santos apontou outros impactos relacionados ao Velho Chico e a população indígena, a exemplo a obra do canal do sertão, que traz problemas socioambientais. “As comunidades indígenas sofrem impactos de forma direta, porque vivem próximo ao canal e as terras não foram demarcadas. E o rio também, com a obra do canal que é usada por políticos na indústria da seca. O canal é usado por pessoas para irrigação e sem acompanhamento técnico, causando salinização do solo que é muito pobre”.
Diante de tanta degradação causada ao Velho Chico e a população, as manifestações continuam. No próximo dia 7 de outubro a Associação Olha o Chico junto com artistas de Piaçabuçu realizará nas margens do rio o Sarau, onde está previsto a realização de um documentário.
Elessandra Araújo
Fotos: Everaldo Fernandes e Benalva Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário