quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Experiência agroecológica com sementes crioulas

Agricultoras e agricultores da região do Alto e Médio Sertão de Alagoas trocaram conhecimento na oficina de Colheita, realizada no dia 15 de setembro de 2017, na propriedade do agricultor Sebastião Damasceno, no Sítio Cabaceiro em Santana do Ipanema-AL. “Foi muito bom e interessante poder relembrar minha infância a partir das sementes, como as do feijão fogo na serra, lembro que meus pais plantavam essa semente e deixaram se perder, mas hoje tive a oportunidade de resgatá-las para meu banco particular”, disse o agricultor Manoel Martins da silva.
Na oficina de troca de experiência da agroecologia para convivência do Semiárido, os participantes conversaram sobre o aproveitamento da lavoura, a seleção e armazenamento das sementes. “Eu já sabia fazer a seleção das minhas sementes, mas aprendi a tirar das boas as melhores, fazendo a separação dos grãos das sementes e ainda aprendendo a melhor forma de armazená-las”, destacou Manoel Martins.
O momento de partilha do conhecimento sobre as sementes crioulas foi organizado através do Programa de Manejo da Agrobiodiversidade Sementes do Semiárido (PMAIS) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), executado pela Cooperativa dos Bancos Comunitários de Sementes (Coppabacs), da Articulação Semiárido Alagoano (ASA Alagoas) .
Isrraela Rodrigues Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário