sábado, 25 de novembro de 2017

Um novo olhar sobre a caatinga

Pesquisadores de renome nacional e internacional apresentaram estudos que mostram o cenário das vulnerabilidades climáticas, ecológica, os impactos e as potencialidades da caatinga, no 1º Seminário Conservação da Caatinga Frente às Secas, à Desertificação e às Mudanças Climáticas, realizado no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visual (LCCV) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), nos dias 13 e 14 de novembro de 2017.
“O resultado de cada um dos quatro temas principais do evento irão contribuir com propostas para a consolidação de um modelo de pesquisa interdisciplinar/transdisciplinar para mitigação dos impactos das mudanças climáticas, da seca e combater o avanço do desmatamento e da desertificação na caatinga”, disse os organizadores do seminário.
Participaram do seminário estudantes de graduação e pós-graduação, professores, representantes da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e técnicos.
O evento foi organizado pelos integrantes do Laboratório de Análise de Processamento de Imagens de Satélite (LAPIS) da UFAL, coordenado pelo professor Humberto Barbosa. No LAPIS o grupo desenvolve pesquisa em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), com o objetivo de verificar o potencial máximo de vegetação para identificar ou quantificar as áreas degradadas no Semiárido Brasileiro.
Segundo Humberto Barbosa além do seminário outras ações serão promovidas pelo LAPIS para a conservação da caatinga.
Elessandra Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário