domingo, 15 de julho de 2012

ASA promove convivência com o semiárido


Sociedade é mobilizada para o P1+2 no STTR em Mata Grande 

Representantes de organização não governamental, da igreja e poder público municipal participaram dos encontros municipais sobre o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação do Semiárido (ASA) desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento Comunitário de Maravilha (CDECMA) em Olho D´Água das Flores, Cacimbinhas, Mata Grande e Inhapi, semiárido de Alagoas.  
Os participantes reunidos nos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), em Cacimbinhas no Salão Paroquial, discutiram políticas públicas para convivência com o semiárido. Eles indicaram as comunidades onde serão implantadas 183 tecnologias sociais como cisterna calçadão, cisterna de enxurrada, barreiro trincheira, barraginha, Bomba d´Água (BAP), tanque de pedra e barragem subterrânea.
O Programa direcionado para agricultura familiar promove a implementação de tecnologias para armazenar água de chuva para produção de alimentos e o consumo dos animais, apoio a Bancos Comunitários de Sementes e viveiro de mudas, contribuindo para segurança alimentar das famílias.
Também, através do Programa será desenvolvida capacitação para comissão municipal, para os pedreiros e pedreiras, para gerenciamento de água para produção de alimentos (GAPA) e para sistema de irrigação simplificado e manejo de água (SISMA), intercâmbios municipal e interestadual, e encontros, que visam à avaliação do Programa, planejamento e o fortalecimento de ações para convivência com o semiárido. 

Segundo a representante do STTR de Olho d´Água das Flores, Nadir Alves Neris da Paz, o programa é um  instrumento de mobilização e conquista de políticas publicas das famílias para conviver no semiárido. O P1+2 é custeado pelo governo federal através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) em parceria com a ASA Brasil.  

ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário