sábado, 23 de junho de 2012

Fundo Nacional de Solidariedade apóia Projeto Sustentável

Agricultores familiares que integram a Associação dos Apicultores de Maravilha (Apimar), localizada no Sítio São Luiz, em Maravilha, no médio sertão de Alagoas são beneficiadas com o Projeto Vida no Campo com Sustentabilidade, financiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade com apoio da Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios e CDECMA. O recurso disponibilizado pelo Fundo corresponde a R$ 9.885,00 e contrapartida do CDECMA no valor de R$ 350,00.
Com o recurso do Projeto, que está sendo desenvolvido junto a dezessete famílias, foram compradas 60 colméias, 5 jalecos, 5 fumigadores e 10 kg de cera. Além, dos equipamentos e material de trabalho os agricultores familiares também participarão de oficinas sobre o manejo adequado da colméia, importância da organização, produção, armazenamento, gestão, comercialização e conservação dos recursos naturais, com enfoque para o desenvolvimento socioeconômico.
Segundo Amilto Bezerra, apicultor “antes do Projeto as famílias estavam sem ânimo e descrente, devido à falta de apoio, principalmente do poder público, para o desenvolvimento da apicultura, que contribui para complementar a renda da família associado à agricultura. Agora, os apicultores e apicultoras estão mais animados e confiantes, pois os equipamentos que eles têm para trabalhar são emprestados da Coopmel e as colméias são compradas com recurso próprio, por isso, são poucas”.    
Ainda para Amilto Bezerra, “existem outras necessidades na APIMAR como acompanhamento técnico, uma sede própria, infra-estrutura e o desafio da comercialização, mas acredito que esse projeto que está nos fortalecendo vai nos ajudar a encontrar novos parceiros que possam contribuir para inclusão social e convivência com o semiárido”.       
Nos dias 26 e 27 o CDECMA junto com a APIMAR e a Cáritas de Palmeira dos Índios estará realizando oficina sobre Manejo Adequado da Colméia, na Pastoral da Criança em Maravilha.          
Funcionamento do Projeto
Os equipamento e material de trabalho como fumigadores, caixa de colméia, cera e jalecos serão entregues as famílias selecionadas nas oficinas. As famílias beneficiadas que receberão os equipamentos se comprometerão em devolver o valor equivalente ao material recebido após 24 meses, com o objetivo de criar um fundo rotativo e solidário que possa garantir a aquisição de novos equipamentos para atender a outros associados. Nesse processo a APIMAR ampliará a produção e o desenvolvimento social. 
Problemas da Seca
 Devido à estiagem prolongada à produção do mel também diminuiu, uma vez que as abelhas precisam da diversidade da caatinga. Em 2011 a APIMAR obteve cerca de 1600 kg de mel. Neste ano no período de março a abril o resultado obtido foi 200 kg de mel. “Por isso, que no Projeto incentivamos as famílias a plantar e não desmatar, porque sem vegetação não temos mel”, ressaltou Amilton Bezerra.
“O apoio a Projetos Sustentáveis evita o êxodo rural e a inclusão social, precisamos contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região e combater a pobreza, disse o diretor presidente do CDECMA, responsável pela realização do Projeto”.

Elessandra Araújo 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário