terça-feira, 4 de setembro de 2018

O encontro para troca de saberes e sabores

Agricultoras e agricultores mostram que é possível produzir alimentos saldáveis no Semiárido alagoano. Esse modo de produzir, desperta o interesse de outras famílias que trocam experiências no terceiro intercâmbio do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e executado pelo Cdecma. As famílias visitadas no intercâmbio moram na comunidade Olho D´Água do Negro e São Luiz em Maravilha-AL em Jiquiri Minador do Negrão-AL. Elas cultivam coentro, couve, alface, pimentão, tomate, cebolinha, frutíferas e mantem a criação de pequenos animais. Ao receberem outros agricultores elas explicam como produzem, quais os defensivos naturais que utilizam para repelir os insetos, quais as conquistas, desafios e estratégias de ação para permanecer produzindo. “Esse intercâmbio está trazendo um grande aprendizado e estou impressionada com tantas coisas que eu vi. Antes de conhecer essas coisas pensava que a gente não era capaz e que não tinha como fazer, porque não tem água. Mas hoje eu vi que eu posso e sou capaz de produzir. Porque o mesmo que essas pessoas têm eu tenho em casa. De hoje em diante eu vou sair com outra visão, e quero colocar essa visão para frente. Quero ensinar as famílias da associação e dizer que elas são capazes de produzir”, disse Edileide Oliveira Melo da comunidade Brasilinha em Ouro Branco-AL. A troca de experiência de saberes e sabores entre as famílias do P1+2 aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto. Todas as famílias que conquistaram as cisternas enxurrada e calçadão e o barreiro trincheira nos municípios de Ouro Branco e Santana do Ipanema devem participar desse processo de formação.
Eline Souza – Comunicadora popular da UGT Cdecma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário