sexta-feira, 29 de março de 2013

Mandacaru preste a desaparecer


Alternativa de sobrevivência no semiárido alagoano
 O acesso a ração para os animais não chega a todos os pequenos agricultores do semiárido alagoano. Para diminuir a dor dos animais devido à falta de forragem e água a família percorre os caminhos mais distantes para buscar o mandacaru. Na comunidade Minadorzinho em Cacimbinhas o agricultor José Petrucio disse “se não fosse o mandacaru já tinha dado fim os bichos, porque eu não tenho dinheiro pra comprar palma e também já não tem palma na região. E onde a gente sabe que tem palma a tarefa é de R$ 2.500,00 a 3.000, 00, por isso, de dois em dois dias a gente vai buscar uma carrada de carro de boi. Já para buscar a água a gente sai todos os dias no horário da tarde e só volta de madrugada”.
Segundo a agricultora Maria José torna-se difícil comprar água “água tá dando um comércio tão grande dentro de Cacimbinhas que dependendo da qualidade o preço varia de R$ 120,00 a 250,00  e até pagando é difícil encontrar caminhão disponível”, destacou.
No semiárido o mandacaru e a macambira estão sendo extintos, porém, enquanto o poder público encontra dificuldades para ajudar as famílias, elas buscam alternativas para conviver na região.   

Elessandra Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário