sábado, 23 de março de 2013

Ação de convivência no semiárido


agricultor fala dos desafios para cultivar as hortaliças.
 Poucos agricultores familiares conseguem cultivar hortaliças nesse período de estiagem prolongada, porém onde existe água o agricultor oferta para sociedade produtos de qualidade e sem agrotóxico. Na comunidade Olho D´Água do Negro em Maravilha, o agricultor Francisco de Assis, popular Preguinho,  trabalha para ampliar a produção de beterraba, couve, cebolinha, coentro, pimentão , tomate, ervas medicinais e a criação de galinhas caipira. Os produtos são comercializados toda primeira e terceira quinta-feira de cada mês na feira de agricultura familiar, organizada pelo Centro de Desenvolvimento Comunitário de Maravilha (CDECMA), realizada em frente ao mercado público em Maravilha-AL,.
Segundo Francisco de Assis as hortaliças é resultado de trabalho contínuo para combater as pragas, atender as necessidades das culturas e evitar que animais entrem no terreno. Ele disse “eu trabalho dia e noite e graças a Deus estou arrumando meu trocadinho é do que planto, foi daqui que consegui dinheiro na feira para comprar minhas galinhas, a ração e as sementes”.

Implementação do PAIS
O agricultor foi contemplado com a unidade de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), porém ao receber a unidade, em outubro de 2012, foi informado pela coordenadora estadual do programa, da Secretaria Estadual de Agricultura, que no período de sessenta dias receberia as galinhas e a ração, porém de acordo com Francisco de Assis foi ele quem comprou os animais, a ração, as sementes e ampliou os canteiros, também não conta com assistência técnica.

Elessandra Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário