terça-feira, 12 de março de 2013

O sonho da casa própria virou pesadelo no sertão alagoano

A casa de taipa continua abrigando muitas famílias

A casa de taipa representa perigo de desabar e as famílias sofrem com os animais peçonhentos como os escorpiões e por não terem outro lugar para viver. Porém, o projeto das casas de alvenaria encontra-se parado e sem explicação de conclusão há mais de sete meses. Na comunidade Lagoa Nova em Inhapi-AL o projeto de construção de casas popular  desenvolvido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em parceria com o município encontra-se inacabado desde 2012.
Segundo o secretário de obras de Inhapi-AL, Eraldo Nunis,  o projeto é resultado de uma parceria com o município e a Funasa, executado em outra gestão , porém a empresa responsável pela construção das casas está falida e tudo está parado, mas o prefeito está retomando as negociações junto a Funasa.       
Um dos moradores, o agricultor Cícero Silvanio da Silva disse “quando procuraram a gente disseram que iam construir logo, mas até o momento a casa ficou em ponto de madeira e eu não sei quem procurar. Na minha casa tem onze pessoas, sendo três adultos. À noite os meninos vão dormir nas casas, porque aqui a gente não tem onde dormir, não tem onde guardar uma comida e aparece muita lacraia, que já picou minha menina que está grávida. Eu queria era que vocês vissem os meninos dormindo no chão e sofrimento é na época de trovoada”.      
Outra moradora, Socorro Silva, que vive na casa baixa e chão de terra disse “a gente não tem informação de quando vão terminar nossa casa, mas a gente não tem outro lugar para morar então temos que ficar nesse sofrimento”.
O valor destinado para construção das casas e quando serão construídas é uma informação que as famílias não dispõem, porém, os dias passam e elas dizem acreditar em Deus, por isso, continuam resistindo na região.      

Elessandra Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário