sábado, 21 de abril de 2018

Um programa que transforma o Semiárido

Agricultoras e agricultores da comunidade Caracol em Santana do Ipanema serão contemplados com as ações do Programa de formação e mobilização para convivência no Semiárido. A equipe do Cdecma apresentou o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) na comunidade, no dia 19 de abril de 2018. Até dezembro desse ano, cem famílias conquistarão as ações do Programa em Santana do Ipanema-AL.
O Programa está sendo realizado em comunidades de Ouro Branco e Santana do Ipanema para atender 201 famílias, e tem o objetivo de fortalecer a produção de alimento agroecológico no Semiárido alagoano e combater a pobreza.
Nessa etapa do P1+2 que está sendo desenvolvida em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), setenta família serão acompanhadas através do Programa com assistência técnica e o fomento. Porém, as 201 conquistarão as cisternas calçadão, enxurrada e barreiro trincheira, e as demais ações previstas no P1+2, para o desenvolvimento da agricultura familiar e convivência no Semiárido.
Etapa e espaço
O Programa foi apresentado em março para líderes comunitários, que identificaram as comunidades para implementar o P1+2 e formaram a comissão municipal. Após essa etapa a equipe do Cdecma com o apoio da comissão municipal vem apresentando o Programa nas comunidades para identificar as famílias e fazer a seleção e cadastramento.
E é nos espaços que eles dispõem para fazer as reuniões da comunidade, que o P1+2 é apresentado, embaixo de pé de cajueiro, no alpendre da casa, em grupos desativados, em sede de associações. Nesses lugares as famílias buscam conquistar o direito social.
Eline Souza – Comunicadora popular.
UG CDECMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário