terça-feira, 6 de junho de 2017

Encontro da Rede no Semiárido Alagoano

Em um ambiente harmonioso construído com sentimentos de solidariedade, respeito e compromisso, os participantes da Rede Alagoana de Agroecologia construíram propostas e avaliaram os caminhos da agroecologia no Estado, na IV reunião ocorrida nos dias 02 e 03 de junho no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) em Santana do Ipanema-AL. Segundo um dos integrantes da rede, Leandro Benatto “A rede vem se desenvolvendo no Estado com o objetivo de fortalecer as diferentes regiões e territórios agroecológicos”.
A rede de agroecologia foi criada em dezembro de 2016 após a primeira caravana intitulada: Mulheres camponesas e a construção da agroecologia na Mata Alagoana, ocorrida no período de 10 a 12 de novembro de 2016.
“A caravana é uma forma de evidenciar as conquistas e os desafios da construção agroecológica no território para o fortalecimento da rede alagoana de agroecologia”, disse o articulador da rede, Benatto.
A próxima caravana será realizada no sertão de Alagoas ainda em 2017. Para planejar esse evento foi formado um grupo de trabalho, que apresentará as propostas na próxima reunião da Rede no dia 04 de julho, na Associação dos Agricultores Alternativos (AAGRA) em Igaci-AL.
Na reunião outros assuntos previstos na pauta foram discutidos como: a situação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) em Alagoas, encontro de sementes crioulas, ERA, encontro de agroecologia em Juazeiro, Pedagroeco, desenvolvimento dos grupos de trabalho de agrobiodiversidade, gestão de conhecimento, lutas e resistência da terra e comunicação, a carta política da rede e a realização de feiras agroecológica.
Para os temas avaliados na reunião o grupo fez encaminhamentos que visam superar os desafios para a vivência da agroecologia em Alagoas, em um cenário de expansão do agronegócio, que não visa o desenvolvimento socioambiental.
Experiência agroecológica
No segundo dia de reunião, integrantes da rede visitaram a propriedade do agricultor Sebastião Damasceno na comunidade Lages do Barbosa em Santana do Ipanema-AL.
O agricultor mostra a importância de cuidar da terra, conservar a biodiversidade, produzir alimentos saudáveis sem uso de agrotóxico e as práticas de queimadas.
Feliz com a visita Sebastião Damasceno agradeceu a presença dos participantes da rede de agroecologia e o apoio da ASA (Articulação Semiárido), que luta por ações de convivência no Semiárido. “Tenho uma barragem subterrânea que conquistei com o Programa P1+2 da ASA. Minha barragem está cheia graças a Deus. Agora tenho água para beber e produzir. E produzo com respeito à Mãe Terra, porque a Terra dá tudo o que precisamos para viver, principalmente nesse período que a chuva cai no sertão e a Terra está grávida”, disse o agricultor.
A troca de experiência com a agricultura familiar fortalece a rede no caminho da agroecologia, que reconhece a Terra como um organismo vivo, com recursos limitados, e que tudo está integrado, por isso, defende a agrobiodiversidade.
Elessandra Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário