sexta-feira, 19 de maio de 2017

Reunião da ASA da Microrregião

Líderes comunitários dos municípios de Ouro Branco, Maravilha, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Dois Riachos e técnicos que integram a ASA da Microrregião do Médio Sertão de Alagoas se reuniram no dia (17) de maio, no auditório da Emater em Santana do Ipanema-AL para discutir a situação de convivência no Semiárido alagoano. Na pauta dessa reunião, que acontece mensalmente, eles fizeram a leitura da Carta Política do IX Encontro Nacional da Articulação Semiárido Brasileiro, que destaca os avanços obtidos para o fortalecimento da agricultura familiar nos últimos anos e as perdas de direitos a partir do golpe de Estado, fizeram uma reflexão sobre as dificuldades para viver nas comunidades, diante da ausência de políticas públicas.
“A cada dia fica mais difícil viver no campo, porque a gente não conta com política pública. Quem não tiver uma coisinha pra viver sofre muito. As barragens estão secas e a água que chega pra gente beber é salobra. Tá muito difícil para as famílias no campo”, desabafou o agricultor Heleno Gomes dos Santos, do Assentamento Boa Sorte em Dois Riachos-AL. As dificuldades para viver no Semiárido, sem o acesso as políticas de convivência foram expressas pelos participantes.
Outros pontos abordados na reunião foram o Seguro Safra, o Programa de Aquisição de Alimento (PAA), a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Sementes, escassez de água e os encaminhamentos para participação do Encontro de Formação e da reunião ampliada da ASA Estadual (Articulação Semiárido), que ocorrerá nos dias 25 e 26 em Igaci-AL.
Elessandra Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário