sexta-feira, 25 de novembro de 2016
Justiça determina desocupação do IFAL
Estudantes do Instituto Federal de Alagoas em Santana do Ipanema/AL são obrigados a desocuparem as instalações do prédio sob penalidade de pagar multa individual diária de R$ 500,00 (quinhentos reais).
Eles ocuparam o prédio de forma pacífica e com respeito ao patrimônio físico, para protestar contra a PEC 241/55 que irá congelar gastos com a saúde, educação, direitos sociais, infraestrutura por um período de 20 anos, contra a Reforma do Ensino Médio e pela Democracia.
Mas, no Mandado de Reintegração de Posse e Citação a juíza federal da 11º Vara, Camila Monteiro Pullin Milan determina: “Importa frisar aqui que não cabe a este juízo adentrar nas discussões políticas que motivaram as manifestações, deliberando a respeito do mérito do protesto ou de sua legitimidade. Nesta Seara, compete apenas ao juízo resguardar o patrimônio e o serviço públicos, protegendo a incolumidade física do imóvel contra eventuais depredações ou prejuízos que possam a vir a ocorrer e preservando o regular funcionamento da instituição”.
Determina ainda: “Ante o exposto, DEFIRO A LIMINAR para determinar em favor do IFAL a reintegração de posse de seu campus em Santana do Ipanema/AL, o qual deve ser imediatamente desocupado pelo grupo que ali se encontra, sob pena de aplicação de multa individual diária, no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais)”.
Em resposta a ordem judicial um dos alunos ocupantes disse: “Desde o dia da ocupação passei a valorizar mais minhas formas de protestos e lutas, contra as indignações na política brasileira. Como essa foi nossa primeira vez em uma ocupação, passamos a aprender juntos, criamos forças e superamos os problemas e dificuldades impostos a nós ocupantes.
A cada dia que se passava o nosso movimento criava mais forças, e passamos a ser destemidos. Buscamos saber mais sobre nossos direitos como ocupantes, para que nada e ninguém difamem nossa imagem, quanto estudante em um movimento legítimo. Diariamente eram impostas barreiras, mas com sabedoria e paciência passamos a saber lidar, aprendemos muitos assuntos sobre política, nesses 40 dias de ocupação.
Durante a ocupação passamos a desenvolver, trazer palestras e atividades. Prezamos pela nossa instituição e sempre fomos cuidadosos para que nada ocorresse de forma contraditória ao movimento (já que só eram imposto as ocupações a imagem de vandalismo, baderna e destruição).
Infelizmente hoje dia 23 de novembro chegou a carta de reintegração de posse, várias mentiras estavam impostas no mandato de reintegração, mas como o sistema em todo é corrupto, não existiu possibilidade de lutarmos contra as autoridades”.
Os jovens estão tristes e indignados, mas decidiram acatar a ordem da justiça e desocupar o prédio do IFAL, porém estão decididos a continuarem defendendo a Democracia.
Elessandra Araújo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário