terça-feira, 27 de setembro de 2016

Alimento de qualidade na mesa da família

Alimentos de qualidade são produzidos ao redor de casa, mas isso só é possível porque a família conquistou a cisterna enxurrada do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). Além de conquistar a cisterna, a agricultora Marileide de Oliveira Lima, 55, que vive no Sitia Jiquiri em Minador do Negrão-AL, participou de cursos de formação e intercâmbio. O resultado desse processo é a produção de mais alimento na mesa da família e diminuição do sofrimento para conseguir água na região. “Somos felizes, porque temos água para beber e produzir alimento. Aqui, eu e meu esposo plantamos cebolinha, cenoura, pimentão, couve, coentro, abobora, alface, alho poró, tomate, rúcula, ervas medicinais, limão. Antes da cisterna não tinha como produzir. Eu via esse pedaço de terra e era abandonado. Agora é diferente, tem dia que me distraio tanto no quinta e esqueço a casa. Quando quero comer macaxeira, feijão de corda é só ir buscar. Pra mim isso é tudo”, disse a agricultora. A estiagem continua, mas a família tem água nos reservatórios e protege o que produz do forte calor do sol. Por isso, com estratégia, esforço e alegria cultivam alimentos que antes precisavam comprar. Viver no Semiárido é possível e plantando se colhe, mas é necessário politicas públicas de convivência para o fortalecimento da agricultura familiar.
Eline Souza – CDECMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário