sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Famílias recebem caráter produtivo do P1+2

Os agricultores e agricultoras familiares das comunidades Jiquiri, Mulungu, Travessão em Minador do Negrão- Al, onde foi implementado as cisterna-calçadão, barreiro trincheira e cisterna de enxurrada, receberam para produção sementes de hortaliças e mudas de frutíferas enxertadas, como mangueira, cajueiro, laranjeira, limoeiro e goiabeira. Na entrega das sementes, foram plantadas frutíferas, e as famílias trocaram experiências sobre o manejo e planejamento do uso da água para produção. A agricultora Cícera Andréia da Silva da comunidade Jiquiri disse: “As sementes vão melhorar a alimentação em casa minha casa, porque eu sempre comprava na feira, mas agora com essa oportunidade eu vou plantar no quintal, e vou dividir com os meus vizinhos”. Algumas famílias estão cultivando hortaliças ao redor das cisternas construídas em junho de 2014. “Eu já tenho meu canteirinho, e agora com essas sementes que recebi pretendo aumentar minha produção e vender. Vou aguar com a água da minha cisterna calçadão que está cheia e daqui a 90 dias já quero esta comendo goiaba”, disse a agricultora familiar Erisvânia Matias da Silva Santos. Além de insumo as famílias receberam infra-estrutura para fortalecer o desenvolvimento da produção. Elas conquistaram o caráter produtivo e as tecnologias sociais através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação do Semiárido Brasileiro, financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) executado pela entidade Cdecma. Comunicadora popular CDECMA/ASA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário