segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

No sertão de Alagoas tem água mesmo no período de estiagem






A água do poço ajuda a manter a vida no sertão de Alagoas

Após cinco anos desativado o poço artesiano de Goiabal em Mata Grande foi ativado com a bomba popular do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação do Semiárido (ASA-Brasil). O Centro de Desenvolvimento Comunitário de Maravilha (CDECMA) através do P1+2 implementou no período de outubro a dezembro de 2012 nove bombas popular em poços que estavam desativados nos municípios de Olho D´Água das Flores, Cacimbinhas, Inhapi e Mata Grande. As famílias falam da importância do poço para a comunidade, segundo o agricultor José Augusto dos Santos (popular Dedé), diariamente é retirado do poço em Goiabal no mínimo 20 tambores de água, equivalente a 200 lt cada. “A gente tira água para os animais, para uso doméstico e até para beber, porque aqui nunca chegou carro pipa. Até para fazer o piso da igreja e construir duas cisternas usamos água do poço”, destacou o agricultor.
O poço mede 50 metros de profundidade e atende mais de dez famílias em Goiabal. A agricultora Maria das Graças disse: “esse poço aqui foi uma bênção de Deus, porque a água que a gente ia buscar em um riacho bem distante daqui é salgada e agente usava pra beber. Agora nossa valia é esse poço, porque a gente lava roupa, prato e tem gente que já está bebendo.” 
Além das bombas bopular o CDECMA implementou nos municípios de Mata Grande, Inhapi, Cacimbinhas e Olho D´Água das Flores 67 cisterna calçadão, 25 cisternas de enxurrada, 60 barreiros trincheiras, 10 tanques de pedras, oito barragens subetrranea, quatro barraginhas e apoio para bancos comunitários de sementes e viveiro de mudas, entres outras ações junto aos agricultores e agricultoras para convivência no semiárido.

Elessandra Araújo   

     
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário