sábado, 23 de junho de 2012

Fundo Nacional de Solidariedade apóia Projeto Sustentável

Agricultores familiares que integram a Associação dos Apicultores de Maravilha (Apimar), localizada no Sítio São Luiz, em Maravilha, no médio sertão de Alagoas são beneficiadas com o Projeto Vida no Campo com Sustentabilidade, financiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade com apoio da Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios e CDECMA. O recurso disponibilizado pelo Fundo corresponde a R$ 9.885,00 e contrapartida do CDECMA no valor de R$ 350,00.
Com o recurso do Projeto, que está sendo desenvolvido junto a dezessete famílias, foram compradas 60 colméias, 5 jalecos, 5 fumigadores e 10 kg de cera. Além, dos equipamentos e material de trabalho os agricultores familiares também participarão de oficinas sobre o manejo adequado da colméia, importância da organização, produção, armazenamento, gestão, comercialização e conservação dos recursos naturais, com enfoque para o desenvolvimento socioeconômico.
Segundo Amilto Bezerra, apicultor “antes do Projeto as famílias estavam sem ânimo e descrente, devido à falta de apoio, principalmente do poder público, para o desenvolvimento da apicultura, que contribui para complementar a renda da família associado à agricultura. Agora, os apicultores e apicultoras estão mais animados e confiantes, pois os equipamentos que eles têm para trabalhar são emprestados da Coopmel e as colméias são compradas com recurso próprio, por isso, são poucas”.    
Ainda para Amilto Bezerra, “existem outras necessidades na APIMAR como acompanhamento técnico, uma sede própria, infra-estrutura e o desafio da comercialização, mas acredito que esse projeto que está nos fortalecendo vai nos ajudar a encontrar novos parceiros que possam contribuir para inclusão social e convivência com o semiárido”.       
Nos dias 26 e 27 o CDECMA junto com a APIMAR e a Cáritas de Palmeira dos Índios estará realizando oficina sobre Manejo Adequado da Colméia, na Pastoral da Criança em Maravilha.          
Funcionamento do Projeto
Os equipamento e material de trabalho como fumigadores, caixa de colméia, cera e jalecos serão entregues as famílias selecionadas nas oficinas. As famílias beneficiadas que receberão os equipamentos se comprometerão em devolver o valor equivalente ao material recebido após 24 meses, com o objetivo de criar um fundo rotativo e solidário que possa garantir a aquisição de novos equipamentos para atender a outros associados. Nesse processo a APIMAR ampliará a produção e o desenvolvimento social. 
Problemas da Seca
 Devido à estiagem prolongada à produção do mel também diminuiu, uma vez que as abelhas precisam da diversidade da caatinga. Em 2011 a APIMAR obteve cerca de 1600 kg de mel. Neste ano no período de março a abril o resultado obtido foi 200 kg de mel. “Por isso, que no Projeto incentivamos as famílias a plantar e não desmatar, porque sem vegetação não temos mel”, ressaltou Amilton Bezerra.
“O apoio a Projetos Sustentáveis evita o êxodo rural e a inclusão social, precisamos contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região e combater a pobreza, disse o diretor presidente do CDECMA, responsável pela realização do Projeto”.

Elessandra Araújo 
     

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Abertura de Processo Seletivo para Técnico do P1+2 no Estado de Alagoas.


O Centro de Desenvolvimento Comunitário de Maravilha (CDECMA), CNPJ 12.437.851/0001-85, credenciada no SIATER nº 1166/10-2010 – com base no resultado do edital Nº 003/2011 AL 102 da AP1MC, torna público para o conhecimento dos interessados, a abertura do edital de seleção nº 001/2012 selecionando profissionais para execução do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com  Semiárido: Segurança Alimentar e Soberania Alimentar através do Manejo Sustentável da Terra e das Águas – P1+2 no território AL 102, para os municípios selecionados no estado de Alagoas. Os profissionais selecionados deverão ocupar o cargo de coordenador, comunicador popular, gerente financeiro, agente administrativo II e animador II. Para o cargo de coordenador o interessado deve ter cursado o 3º grau, ter experiências nos Programas desenvolvidos pela ASA e atuar no território por um período mínimo de cinco anos. Para o cargo de gerente administrativo deve ter cursado ou estar cursando o 3º grau. Para os demais cargos o nível mínimo de escolaridade é o ensino médio ou técnico concluído.
Os interessados devem enviar currículo até o dia 18 de junho para o endereço eletrônico cdecma@yahoo.com.br.

sábado, 9 de junho de 2012

Congresso Internacional discuti alternativas para conviência no semiárido

Pesquisadores de universidades da região nordeste, da Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Embrapa Semiárido de Petrolina e Londrina/PR, do Instituto Nacional do Semiárido de Campina Grande, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), representante da Embaixada da Espanha no Brasil, estudantes, representantes do poder público e da sociedade civil se reuniram no período de 05 a 08 de junho em Alagoas, no Congresso Internacional da Realidade Semiárida e II Simpósio Alagoano sobre Ecossistemas do Semiárido. O congresso aconteceu no Fórum Estadual da cidade de Arapiraca e teve o objetivo de fortalecer as discussões e as pesquisas que possam contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do semiárido alagoano. Os artigos científicos e as palestras foram focados em experiências e alternativas para convivência na região.
Como propostas do Congresso ficaram definidas que o Congresso Internacional será realizado a cada bi ano par e  o Simpósio a cada bi ano impar. Sendo que o próximo congresso será na cidade de Delmiro Gouveia em Alagoas e o simpósio em Arapiraca. Também, que a próxima turma do curso de Pós-Graduação Lato sensu em Ciências Ambientais acontecerá no mês de agosto de 2012 com oferta de 30 vagas, na Ufal em Maceió, mas as experiências serão desenvolvidas no semiárido. No mês de julho será concluída a proposta do curso de Pós-Graduação Stricto sensu em Ciências Ambientais para o ano de 2013.  
Segundo o coordenador do Curso de Ciências Ambientais Lato sensu e do Congresso Internacional IGDEMA/UFAL, Prof. Dr. José Gomes Chaves, “o Núcleo de Estudos Experimentais tem o objetivo de contribuir de forma efetiva com a sociedade em um trabalho que envolva o Estado, a sociedade e também com contribuições internacionais”.    

Elessandra Araújo