quarta-feira, 9 de maio de 2012

INSA lança projeto para gerenciar pesquisas em Desertificação

Monitorar a desertificação no Semiárido brasileiro como subsídios para a geração de políticas públicas, este será o tema de um evento a ser realizado no período de 8 a 10 de maio, em Campina Grande (PB). O 1° Workshop do projeto Monitoramento sistemático da desertificação no Semiárido brasileiro: subsídios para políticas públicas acontece na sede do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) e conta com a participação de representantes de instituições de todo o Semiárido brasileiro. A ideia é, neste primeiro Workshop, criar grupos de pesquisa para monitorar a desertificação em vários estados da região, com atuação nos municípios de Gilbués (PI), Irauçuba (CE), Seridó (RN/PB), Cariris Velhos (PB), Cabrobó (PE), Sertão do São Francisco (BA). Sabe-se que grande parte do Semiárido brasileiro apresenta seus recursos naturais degradados, cujas evidências são mais flagrantes em alguns locais reconhecidos como Núcleos de Desertificação, em geral caracterizados por grandes manchas desnudas e/ou com cobertura vegetal baixa e sinais claros de erosão do solo.
 Os objetivos do evento consistem em: estimular a formação de grupos de pesquisa em rede e apoiar a realização de estudos e projetos sobre desertificação e suas conseqüências, prevenção da degradação e manejo de áreas degradadas no Semiárido brasileiro; reunir cientistas, profissionais de áreas relacionadas e formuladores de políticas de renome nacional em um evento de caráter interdisciplinar, com vistas a promover o intercâmbio de informações, a busca de cooperação entre entidades (assinatura de parcerias) e, a medi o prazo, o desenvolvimento de políticas públicas apropriadas para a convivência (ou o controle) com a desertificação.
O público-alvo do Workshop é pesquisadores, gestores públicos e representações organizadas da sociedade que atuam nas Áreas Suscetíveis a Desertificação (ASD), com atuação relevante na temática de desertificação.
 Na primeira etapa será realizada uma apresentação do projeto para demonstrar a estrutura de gestão, sob a responsabilidade de um Coordenador Geral, assessorado gerencialmente por uma Secretaria-Executiva sediada no INSA. As atividades e ações a serem desenvolvidas em cada Núcleo de Desertificação ficarão sob a responsabilidade de um coordenador de área, denominado de Coordenador do Núcleo, o qual definirá sua equipe de trabalho e delegará responsabilidades à mesma. Também será realizado um treinamento e/ou capacitação em Campina Grande, na sede do INSA, que constará de instruções teóricas e práticas a abrangerem os seguintes temas: detalhamento das metodologias a serem utilizadas; operação dos instrumentos de medidas; manutenção e conservação dos instrumentos; detecção de problemas dos instrumentos e coleta e processamento dos dados.
por Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário