sábado, 5 de maio de 2012

A Destruição do São Francisco

                               Banco de areia próximo a Rocheira cresce no leito do rio

O rio São Francisco agoniza sem a conclusão da obra da transposição e se essa obra for concluída como ficará o Velho Chico com a diminuição e fragilidade dos seus afluentes e tão distante da revitalização.
Até quando o rio São Francisco suportará os inúmeros impactos negativos que sofre desde a nascente até a Foz. A diminuição da mata ciliar, o lixo, os efluentes e o assoreamento são notórios, principalmente no Baixo São Francisco.
Na cidade de Penedo animais pastam nos bancos de areia formado no leito do rio. O assoreamento cresce e os peixes vêm diminuindo.
Onde estar à revitalização do rio? Para a transposição o engenheiro, Manoel Bomfim Ribeiro, disse “o orçamento inicial era 3,6 bilhões de reais para toda a obra, hoje está em 8,2 bilhões. Sabemos que o orçamento deverá alcançar os 16 bilhões se a obra chegar ao fim. O cálculo é meu sem medo de errar”.
Enquanto a revitalização não chega o rio recebe os esgotos, a cana-de-açúcar substitui a mata ciliar, os restos de material de construção é jogado na margem do rio e a qualidade e quantidade de água vai sendo comprometida, junto com a saúde da população e a vida do São Francisco. 
Por Elessandra Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário