segunda-feira, 29 de agosto de 2016

P1+2 é modelo para o conteúdo pedagógico na escola

Na I Feira Cultural Renasce Minador Sejas Fonte de Vida, os estudantes, os professores e a coordenação da Escola municipal Menino Jesus de Praga do primeiro ao quinto ano apresentaram no dia 25 de agosto do corrente, temas relacionados à educação contextualizada e convivência com o Semiárido a partir de experiências da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA). As temáticas foram: História de quintais, frutas cores e sabores, vegetação nativa, semeando saberes, arte e cultura, minha terra nosso orgulho e minha escola nossa história. A coordenadora da escola, Luciana Barbosa da Costa, destacou que a Rede de Educação Contextualizada para o Agreste e Semiárido (Recasa) incentivou o desenvolvimento do projeto, a partir da formação de cisterna nas escolas. Segundo Luciana Barbosa da Costa, o Projeto Renasce Minador surgiu em maio de 2015 e tem como objetivo trabalhar a importância da água e das tecnologias de captação de água da ASA para o município. “As cisternas trouxeram segurança hídrica para as famílias, porque o ano passado todas as famílias tinha uma caixa na porta a espera do carro pipa. Isso aumentava o sofrimento das famílias que muitas vezes precisavam buscar água mais distante, e em Minador já não tem mais água nos açudes. Também, com as cisternas eles não precisam comprar verduras nem em Palmeira e Estrela, porque eles podem plantar e consumir, e sem agrotóxico, porque a terra pode dar muita coisa”, ressaltou. A professora que iniciou o projeto piloto visitando os quintais produtivos dos agricultores e agricultoras do município, Maria Adijavan Cavalcante Ferro, disse que a casa da agricultora Vanuzia da Silva no Sítio Jiquiri é o modelo que Minador precisa para produzir. “Os produtos que consumimos vem de fora, agora já percebemos que tem muitas famílias produzindo depois que conquistaram a cisterna. Então, o que é preciso é incentivar as famílias a produzirem alimentos de qualidade e ainda teriam uma fonte de renda”. A coordenação continuará com o projeto para despertar na comunidade local o desejo de conservar o bem mais precioso que possuem que é a água das nascentes, e destacar o uso da cisterna como reservatório para melhorar a qualidade de vida. Junto ao Projeto, a escola comemorou também o aniversário de Minador do Negrão que completou 54 anos no dia 27 de agosto.
Eline Souza – CDECMA

2 comentários:

  1. Gostaria de parabenizar aos participantes deste projeto e em especial a Luciana Barbosa da Costa pelo empenho e dedicação neste projeto tão importante para o Município de Minador do Negrão e me coloco a disposição dos idealizadores disponibilizando 20 placas de identificação das casas dos participantes do projeto sem custo algum. VAL ART'S - Palmeira dos Índios-AL

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  2. Gostaria de parabenizar aos participantes deste projeto e em especial a Luciana Barbosa da Costa pelo empenho e dedicação neste projeto tão importante para o Município de Minador do Negrão e me coloco a disposição dos idealizadores disponibilizando 20 placas de identificação das casas dos participantes do projeto sem custo algum. VAL ART'S - Palmeira dos Índios-AL

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