terça-feira, 23 de fevereiro de 2016
Estratégia para produção de alimento do Semiárido alagoano
Em mais uma atividade de campo os agricultores trocam informações sobre sistema de irrigação simplificado e formas de cultivo de hortaliças, frutíferas, forragem . O encontro aconteceu nessa sexta-feira (19) na residência do casal de agricultores Mariano Augusto da Silva Maria Nilza da Silva, na comunidade São Luiz em Maravilha-AL. Eles receberam a visita do agricultor Edésio Melo (popular Dedé), da estagiária do urso de Agropecuária do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), pólo Santana do Ipanema, Ainataly Euzébio Moura, e membros da equipe do Cdecma.
Nesse encontro os agricultores trocaram informações sobre forma de cultivar hortaliças a exemplo do alface, couve, cenoura, beterraba, coentro, pimentão, berinjela entre outras e trabalhar no sistema de irrigação localizado. “Desejo que outros agricultores consigam produzir, porque se tivermos apoio, principalmente politicas públicas o agricultor vai viver no sertão e produzir alimento para sociedade”, disse o agricultor Dedé.
Na área de produção da família a água que caiu no último dia 19 de janeiro na barragem subterrânea e barreiro já incentivou o casal, junto com o filho José Carlos, 13 anos, a fazerem canteiros, plantar batata doce, feijão e frutíferas. “Quero plantar o alimento da família junto com meu esposo e meu filho e o alimento de vender na comunidade. Já é uma renda que vai nos ajudar a nos manter na região”, falou a agricultora Maria Nilza da Silva.
Eline Souza
Comunicadora popular – UGT CDECMA
domingo, 14 de fevereiro de 2016
Agricultores compartilham informações para produção de alimento
Agricultores e agricultora que conquistaram a barragem subterrânea do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) com patrocínio da Petrobras trocaram experiências sobre produção e conservação dos recursos naturais. O encontro aconteceu no dia 11 de fevereiro de 2015, na residência do agricultor Edésio Melo, popular Dedé, na comunidade Bananeira em São José da Tapera-AL. Dedé ensinou aos demais sobre defensivos naturais, compostagem, rotação de culturas, sistema consorciado, técnicas de plantio e sobre a importância de conservação dos recursos naturais e da barragem subterrânea. Foi no meio de conversas descontraídas que os visitantes perguntaram, aprenderam e ensinaram.
Na propriedade o agricultor Dedé mostrou o pomar, plantas medicinais, hortaliças e outras riquezas da caatinga que encantaram os agricultores (a) e técnicos do Cdecma. “Vi coisas que nunca tinha visto em minha vida. Eu não conhecia o pé de mertiolate, castanha atalaia, nem o plantio de uva no sertão. Ele tem um pouco de tudo aqui. Na minha propriedade vou seguir o exemplo dele”, disse o agricultor Eldo Gama da Silva (popular Figueiredo), que conquistou a barragem subterrânea e vive na comunidade Manuê em Poço das Trincheiras-AL.
A agricultora Maria Nilza da Silva da barragem subterrânea da comunidade São Luiz em Maravilha-AL complementou: “De tudo quero plantar um pouco e estou contente por ver tanta produção. Aqui aprendi bastante”.
As famílias que participaram do encontro conquistaram a barragem em 2014, mas devido à estiagem prolongada, que iniciou em 2011, as famílias não tinham água para produção. Foi em janeiro de 2016 que o cenário mudou e agora eles têm água para produzir, por isso, a UGT Cdecma organizou o encontro com o objetivo de fortalecer a segurança alimentar, a conservação da barragem subterrânea e a convivência no Semiárido.
Eline Souza – Comunicadora popular da UGT Cdecma
Assinar:
Postagens (Atom)