quarta-feira, 16 de julho de 2014

Segurança hídrica fortalece a agricultura familiar

A conquista do reservatório de água para produção fortalece a segurança do agricultor Pedro Amaro Neto, 71, para produzir no quintal de casa na comunidade Mulungu em Minador do Negrão-AL. Ele conquistou o barreiro trincheira, que tem capacidade para 500 mil litros de água. “A chegada da 2ª água me deixou muito animado, pois meu barreiro trincheira foi o que mais encheu na região. Pretendo aumentar minha plantação de coentro, alface, couve, quiabo e tomate, porque eu tendo água em casa, eu tenho vida”, disse o agricultor. Próximo a casa o agricultor junto com a esposa plantaram hortaliças, feijão, milho, abóbora, coentro, couve e frutíferas. Além das hortaliças ele mantém a criação de pequenos animais. “Antigamente eu nem pensava na possibilidade de ter uma plantação de hortaliças no meu quintal, porque não tinha água. Um pé de coentro na feira custa 1 real, se eu tenho plantado em casa, pego o real e compro outra coisa. Na minha horta não uso veneno porque a gente já vive adoentado, e com veneno é que fica pior”, argumentou o agricultor Pedro Amaro. O barreiro trincheira integra as tecnologias sociais do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e executado pelo CDECMA (Centro de Desenvolvimento Comunitário de Maravilha). Comunicadora popular- UGT CDECMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário