quinta-feira, 19 de junho de 2014
P1+2 transforma a vida de agricultores e agricultoras no sertão alagoano
A agricultora Rosineide Maria da Silva, 44, é exemplo de força e dedicação na comunidade Mulungu em Minador do negrão-AL. Filha de agricultores começou a trabalhar na roça desde a infância, porém os maiores desafios foram superar a escassez de água para consumo humano e produção.
“Antes da primeira água a gente passava por muitas dificuldades e tomava água de barreiro. Agora consegui a primeira e também a segunda. A segunda cisterna melhorou muito a vida de minha família, porque agora temos onde armazenar água para produzir”, disse.
Ao redor da cisterna calçadão a agricultora planta o milho, o feijão de corda, a batata doce, o quiabo, a macaxeira, a abóbora, a melancia, o coentro, ervas medicinais e frutíferas.
Segundo Rosineide Silva nos cursos de GAPA e SISMA aprendeu como manter o plantio sustentável com defensivos naturais e aumentar a renda da família já que não precisa comprar os produtos que consegue produzir.
A conquista da cisterna-calçadão foi através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), financiado pelo MDS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário