quarta-feira, 21 de agosto de 2013
Sociedade civil contribui para o combate a desertificação
A agricultora familiar Maria José Sandes Lima (conhecida como Mazé) mantém ao redor de casa o cultivo das hortaliças, ervas medicinais e espécies da catinga, na comunidade Baixa do Galo em Inhapi-AL. “ Quando vim morar aqui a área era tão degradada que não crescia nada, então fui recuperar o solo e hoje tudo que planto cresce”, disse a agricultora.
Em um pedaço do paraíso ela planta diversidade de cactus em miniatura, faz muda de espécies da catinga para distribuir com os amigos e amigas, cultiva a horta comunitária do Grupo de Mulheres e faz sabonete artesanal a base de aroeira.
O cuidado com o solo vai desde a cobertura morta, o uso do nim e urina da vaca para repelir as pragas e o reflorestamento da área “consumindo produtos naturais e o contato com a natureza eu sinto paz e mais saúde”, destacou.
A agricultora faz parte do Grupo de Mulheres, que mantém a feira de produtos naturais em Inhapi-AL, integra a ASA municipal e já representou a ASA Alagoas em Lagoa Seca –PB na oficina de Quintais Produtivos para as mulheres, organizado pela ASACOM em junho de 2013.
José Junior
Comunicador Popular
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário