segunda-feira, 30 de abril de 2012

Fé e Política Promove a União pela Vivência Cristã


Mais uma turma conclui o curso de Fé e Política da escola Maninha Xucuru Kariri da Diocese de Palmeira dos Índios. Os alunos da região do sertão, agreste e Maceió se reuniram na Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios nos dias 28 e 29 de abril para apresentação de trabalhos e planejamento de ações que deverão ser desenvolvidas nas comunidades com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos de Fé e Política. Segundo o aluno Albani Vieira da Rocha, o curso contribui para o desenvolvimento do ser humano dentro de uma reflexão profunda de justiça e igualdade na vivência da palavra de Deus.
O curso dividido em cinco módulos e um seminário aborda questões sociais, ambientais e política visando à vivência cristã. A conclusão do curso dar direito ao certificado de especialização para o aluno que dispõe de uma graduação e o certificado de extensão para os que não tem o terceiro grau. Maiores informações no endereço http://www.fepolitica.blogspot.com.br.   

Elessandra Araújo     

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Programa Estadual de Sementes é Avaliado em Alagoas





A Articulação do Semiárido de Alagoas (ASA), representantes da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), do poder público municipal, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), agricultores e agricultoras familiar avaliam os resultados do Programa de fortalecimento dos Bancos Comunitários de Sementes, implantado em 2010, mas com inicio de execução pelas entidades não governamentais em 2011. A avaliação que conta com cerca de oitenta pessoas acontece no auditório do hotel Pequeno Príncipe nos dias 19 e 20 de abril, em Arapiraca.

Segundo o representante do Centro de Desenvolvimento Comunitário de Maravilha (Cdecma), Albani Vieira da Rocha, os Bancos têm o objetivo de fortalecer e dignificar o papel do agricultor e agricultora na segurança alimentar da família e manter sob o domínio dos agricultores (as) suas sementes crioulas. Ele falou da importância do encontro para consolidação do Programa Estadual de Bancos Comunitários de Sementes e Ferramentas e destacou que ainda é preciso melhorar a infra-estrutura e a comercialização.
    
No semiárido existe cerca de 170 Bancos Comunitários de Sementes, mas o Programa prevê a implantação e fortalecimento de 600 Bancos. No encontro, as entidades que desenvolvem as ações do Programa Estadual apresentarão um histórico das ações desenvolvidas, as dificuldades encontradas, os desafios e propostas para o desenvolvimento do Programa.

Por Elessandra Araújo