quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Projeto cisterna nas escolas proporciona troca de conhecimento

As escolas Ormindo da Graça, Nossa Senhora da Conceição e a escola Estadual Cônego José Bulhões dos municípios de Dois Riachos-AL, conquistaram as cisternas com capacidade de 52 mil litros, o bioágua para reuso das águas cinza. Através do Projeto Cisterna nas Escolas funcionários dessas escolas participaram da Capacitação Municipal para ajudar a planejar as ações que estão sendo executadas.
Faz parte das ações do Projeto às capacitações sobre o Gerenciamento de Água Escolar (GRH-E), Sistema Simplificado de Água para Produção (Sisma), Educação Contextualizada, intercâmbio, oficina sobre o bioágua e construção de canteiros. Nas formações os participantes dialogam sobre os desafios e as potencialidades do Semiárido, as estratégias para uma melhor convivência na região, consumo e produção de alimentos saudáveis, cuidado com a água, conservação do solo e outras temáticas que estão relacionadas à convivência com o Semiárido.
Com a construção da cisterna e o conhecimento adquirido, a comunidade escolar junto com a equipe do Cdecma implantará a horta na escola e o plantio de ervas medicinais.
O Projeto que iniciou no mês de junho e terminará em novembro é realizado através da parceria entre o Centro de Desenvolvimento Comunitário de Maravilha (Cdecma) e a Fundação Avina, com o apoio da Prefeitura Municipal de Dois Riachos-AL, financiado pela AMA - Ambev. Fundação Avina
É uma fundação latino-americana que tem o objetivo de produzir transformações em grande escala para o desenvolvimento sustentável, através da construção de processos de colaboração entre atores de diferentes setores. Com o apoio de diferentes atores a Fundação Avina visa impactar de forma positiva os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Um dos colaboradores da Fundação Avina é a Ambev. E de acordo com informações divulgada pela Ambev, 100% do lucro da água AMA é destinado para projetos de acesso à água potável no Semiárido brasileiro.
Elessandra Araújo