
Em comemoração aos 15 anos da rede ASA(Articulação do Semiárido Brasileiro) agricultores (as) familiares, integrantes da ASA estadual em Alagoas, comunicadores (as), jovens de movimentos que trabalham com agroecologia realizaram o flash mob,no centro da cidade de Arapiraca no dia 26 de novembro. Na apresentação do flash mob foi mostrado o tema: “Você tem fome de quê? Você tem sede de quê?” para chamar a atenção da população aos perigos do uso de agrotóxico a saúde e ao meio ambiente.
Durante a mobilização Vera Lúcia Felix, coordenadora do MPA, denunciou os perigos de algo considerado normal: “Agrotóxico é o nome disfarçado, o nome disso é veneno e ele mata”. Essa mensagem estava escrita também numa das faixas estendidas durante o ato.
Para mostrar a população que a saída para o agronegócio é a agricultura familiar agroecológica, agricultores/as familiares entregaram sacolas contendo alimentos saudáveis, panfletos e o vídeo documentário “O veneno está na mesa 2”.
A mobilização chamou a atenção das pessoas que passavam pela praça Marques da Silva, no centro de Arapiraca. “Todos nós precisamos fazer dieta sustentável, orgânica, livre de agrotóxicos e livre de contaminações. Há falta de interesse político, de estrutura, de fiscalização porque isso gera outra cadeia, quanto mais pessoas doentes mais as redes médicas e farmácias ganham dinheiro. Achei a apresentação boa, serve de mensagem de comunicação e alerta de cuidados. Aos poucos têm que ser mudado os hábitos para uma vida melhor”, disse o aposentado Everaldo Araújo Lima, uma das pessoas que viu a apresentação.
Comunicadora Popular CDECMA/ASA